fbpx

FOTÓGRAFO

Poses para fotos de quinze anos – Tutorial completo!

Separei neste post dezenas de fotos de meus ensaios com poses para fotos de 15 anos, a ideia é que apenas neste post, durante seu ensaio fotográfico, você tenha tudo que precisa para se inspirar em boas poses para fotos de quinze anos. Separei as poses por tipo, então creio que irá te ajudar bastante. Vamos começar este passo a passo por sequência, irá te ajudar bastante a tirar suas dúvidas. Vamos lá!

Primeiro vamos ver algumas poses sentadas e abaixadas, para você inspirar para utilizar durante o ensaio fotográfico de 15 anos. Veja só:

Book de 15 anos - Pose sentada em uma escada na pousada do Estalagem do Mirante.
Book de 15 anos – Pose sentada em uma escada na pousada do Estalagem do Mirante.
Pose agachada. Foto na linha de trem. Book de 15 anos na linha do trem.
Pose agachada. Foto na linha de trem. Book de 15 anos na linha do trem.
Pose sentada no chão com a mão apoiada. Foto em Belo Horizonte de 15 anos na praça do centro.
Pose sentada no chão com a mão apoiada. Foto em Belo Horizonte de 15 anos na praça do centro.

Esta foto você pode repetir em centenas de lugares, na estrada, nas ruas, em locais como este, que é uma escadaria simples de Belo Horizonte. Foi feita durante um ensaio fotográfico meu de 15 anos na capital mineira. Repare que poses para fotos de 15 anos não são tão difíceis, é mais uma questão de se acostumar. Portanto devemos aprender a observar mais as poses com cuidado. Eu desenvolvi uma técnica própria para decorar poses, então me ajuda bastante, meu leque de poses é vasto e neste ponto isto fica bem claro quando aplico este método.

Quando eu olho para esta foto e imagino mais variações dela me ajuda a gravar, você precisa exercitar antes de ir para seu ensaio e isto aliado a mais alguns truques me permite imaginar variações de uma mesma pose e fazer meu cérebro começar a gravá-la. Outra forma boa de você decorar poses é você executar as mesmas antes de ir aos ensaios analisando especialmente as mãos, pois é onde vejo que muitas boas poses não se perdem na execução. Mas para quem não tem alguma técnica específica para decorar poses, pode ser uma boa manter um link contendo várias fotos como esta para o dia do ensaio não dar aquele branco. Né?! ♥

Pose feita na rua. Book de 15 anos em BH no bairro Belvedere, ensaio fotográfico da Luiza.
Pose feita na rua. Book de 15 anos em BH no bairro Belvedere, ensaio fotográfico da Luiza.

Olhe esta foto por exemplo, é uma variação da pose agachada, simplesmente fica fantástico e pode ser utilizada em quase qualquer local que você vá fotografar o ensaio de 15 anos. Simplesmente amo poses assim pois acentuam o desfoque (algo que sou apaixonado), isto é bem legal de se pensar. Fica aqui de dica para você, caso goste deste desfoque imenso. Estar agachada, com quadro fechado igual nesta foto, sempre irá acentuar a sensação tridimensional que o desfoque tem.

Pose abaixada com a perna na frente. Book 15 anos Thumblr em Belo Horizonte - MG, foto em frente ao estacionamento no bairro Belvedere.
Pose abaixada com a perna na frente. Book 15 anos Thumblr em Belo Horizonte – MG, foto em frente ao estacionamento no bairro Belvedere.

Esta pose é SUPER clássica hoje em dia, ficou famosa depois de ter sido difundida com diversas blogueiras e influenciadoras. Utilizei a parte amarelada no piso para quebrar o padrão do local que era totalmente cinza e dar uma colorida na foto. A pose poderia ficar ainda mais natural com a perna mais para o lado esquerdo um pouco. Tenho outras variações desta mesma foto, mas quiz deixá-la aqui para que você visse esta dica da perna.

Sempre tente deixar o corpo de forma mais natural, as vezes um pequeno movimento para o lado, mesmo que leve, resolve a pose e a deixa perfeita!

Observe as mãos durante as poses – Elas podem te ajudar a deixar a pose natural

Ensaio fotográfico em linha de trem, com pose sentada na linha e virada para frente o rosto.
Ensaio fotográfico em linha de trem, com pose sentada na linha e virada para frente o rosto.

A posição corporal é importante, a pose quando é criada e bem executada pode ser reutilizada também de diversas maneiras e em diversos locais. Um dos locais onde esta pose se faria incrivelmente legal, seria em um meio fio (calçada), por exemplo. Dependendo do local ficaria super incrível também.

Pose sentada no chão. Foto mais natural e com a pose passando uma leveza, como se não fosse um ensaio fotográfico.
Pose sentada no chão. Foto mais natural e com a pose passando uma leveza, como se não fosse um ensaio fotográfico.

Este local e pose reforça o que falei anteriormente, como podem ver na foto. Utilizando exatamente a proposta anterior foi possível realizar uma pose bastante natural e por mais que não pareça, ela não é nada mais do que uma variação das poses anteriores. Agora sejamos sinceros, fantástica estas dicas. Não é mesmo? Cada pose você deve tentar criar 5 variações nela, assim terá 5 fotos para cada local. Isto faz com que seu álbum fotográfico tenha bastante variedade de fotos. Se você for um fotógrafo, isto atrairá mais sua cliente. E se você for a debutante, terá mais fotos legais para guardar de lembrança. Tem coisa melhor?

Pose sentada sobre um sofá. Book de 15 anos - Santana dos Montes. Ensaio fotográfico da Karine.
Pose sentada sobre um sofá. Book de 15 anos – Santana dos Montes. Ensaio fotográfico da Karine.

Este é o ensaio da Karine Fernandes, esta foto foi uma pose sentada em um sofá, observem como cruzar as pernas levemente de forma lateral, trazem uma harmonia para foto e desenham o corpo melhor. Chamo este truque de desenha o corpo em “S”.

Tentar deixar esta curva no corpo permite que suas poses sejam mais naturais do que o corpo perfeitamente reto, portanto inclinar a cabeça levemente para o lado, como se quisesse deixar o cabelo cair também ajuda bastante a construir a pose.

Pose sentada no meio fio, aprofeitando parte do cenário pode ajudar a valorizar sua fotografia e seu ensaio.
Pose sentada no meio fio, aproveitando parte do cenário pode ajudar a valorizar sua fotografia e seu ensaio.
Pose sentada no chão com as pernas cruzadas. Clássica para ensaios de 15 anos. Super funciona. Book em Tiradentes-MG.
Pose sentada no chão com as pernas cruzadas. Clássica para ensaios de 15 anos. Super funciona. Book em Tiradentes-MG.

Aqui é possível você ver uma coisa importante. Observe estas duas últimas poses fica claro e evidente que não importa o local, sempre é possível realizar uma pose perfeita e melhorar sua foto como um todo portanto para que seu book fique perfeito, salve uma página ou site que contenha boas poses. Um local que eu uso e recomendo bastante é o aplicativo PINTEREST. Se você não usa, está perdendo fotos legais no seu ensaio fotográfico de book de 15 anos ou ensaio feminino. Super recomendo!

Se você não possui o aplicativo pode baixá-lo ou acessar o site através deste link https://br.pinterest.com/

Pose abaixada e com joelhos no chão. Book de 15 anos em Santana dos Montes.
Pose abaixada e com joelhos no chão. Book de 15 anos em Santana dos Montes.

Tenho muitos anos como fotógrafo exclusivamente de 15 anos e ensaios fotográficos femininos, então meu acervo de poses decorado e entendido aumentou bastante neste tempo, tenho uma facilidade enorme de analisar a pose com base na roupa. Esta roupa e pose foram planejados de forma a trazer um ar meigo. Foi a última foto do ensaio, já estávamos finalizando e pedi para realizarmos esta última.

Analise como esta pose abaixada fica bem claro o que tentei fazer. Ao pedir para que a pessoa levante o braço nesta altura, tende a deixar a coluna dela mais ereta, bem como o tronco por inteiro. Isto faz com que a pose fique muito mais elegante e ao mesmo tempo suave.

Pose de 15 anos - Sentada em uma cadeira.
Pose de 15 anos – Sentada em uma cadeira.

Quer dizer então que temos uma cadeira por perto? Bem, vamos utilizá-la para termos mais poses. Né?! Claro que sim. Sempre fica ótimo se bem usado. Observem que a forma de cruzar as pernas e o olhar mais no horizonte confere para esta foto uma elegância corporal incrível!

Pose sentada na escada com a mão no cabelo. Book de 15 anos em Belo Horizonte.
Pose sentada na escada com a mão no cabelo. Book de 15 anos em Belo Horizonte.

Encontramos uma escada cheia de grafites. Vamos fotografar nela. Certo?Adoro fotografia com coisas mais urbanas. Infelizmente – para alguns – e felizmente para outros, a prefeitura de Belo Horizonte pintou esta parede e agora não está mais com os grafites. Neste ponto sei sei que muita gente se incomoda com os grafites mas eles são o charminho que temos para fotos Street Style. Eu simplesmente gosto!

Agora voltando para a pose, observem esta foto abaixo:

Pose sentada no meio da estrada. Ensaio fotográfico com violino.
Pose sentada no meio da estrada. Ensaio fotográfico com violino.

Se você feio aqui para aprender sobre poses, veio ao lugar certo. Fale a verdade?
Este ensaio foi um dos que mais gostei de ter feito até hoje. Eu nunca tinha utilizado um violino em meus ensaios. Aproveitei para utilizar de fundo esta parte da pista que tem uma leve elevação no fundo, aumentando a impressão de profundidade de campo. Fica lindo para ensaio este tipo de pose e exatamente neste local.

Poses para fotos de quinze anos – Poses para você fazer em pé

Observe atentamente a quantidade de variações que você pode ter no seu ensaio fotográfico ou book de 15 anos

Pose em pé, escorada em uma madeira. Ensaio de 15 anos em Minas Gerais - Na cidade de São Brás do Suaçui, realizado na pousada Vila Lara.
Pose em pé, escorada em uma madeira. Ensaio de 15 anos em Minas Gerais – Na cidade de São Brás do Suaçui, realizado na pousada Vila Lara.

Separei alguns exemplos de poses que você pode fazer encostando-se em alguns lugares ou apoiando a própria mão. Para que você observe como é interessante utilizar este truque irá ver uma sequência de fotos que utilizei este forma de se fazer poses e super ajuda a quebrar um pouco a tensão no começo do ensaio.

Pose de ensaio 15 anos - Foto com a mão apoiada em um corrimão de madeira.
Pose de ensaio 15 anos – Foto com a mão apoiada em um corrimão de madeira.
Pose apoiando a mão em uma porta estando em pé.
Pose apoiando a mão em uma porta estando em pé.
Pose em pé apoiando-se as duas mãos em uma barra de metal. Book de 15 anos  - Luiza - Thumblr Style
Pose em pé apoiando-se as duas mãos em uma barra de metal. Book de 15 anos – Luiza \B. – Thumblr Style
Pose encostando o cutuvelo na parede com a mão sobre a cabeça. Book e Ensaio Fotográfico de 15 anos em Lavras Novas-MG.
Pose encostando o cutuvelo na parede com a mão sobre a cabeça. Book e Ensaio Fotográfico de 15 anos em Lavras Novas-MG.
Pose encostando a mão na proteção da ponte. Ensaio fotográfico de 15 anos nas ruas de Belo Horizonte da bailarina Gabi Souza.
Pose encostando a mão na proteção da ponte. Ensaio fotográfico de 15 anos nas ruas de Belo Horizonte da bailarina Gabi Souza.

Todo ensaio fotográfico que faço tento sempre variar de locais durante as fotos. Isto permite que hajam planos diferentes para transição das lâminas do álbum impresso o final do trabalho. Uma coisa que me chama atenção é que também é possível ao montar o álbum impresso do book de 15 anos, sequências de poses e agrupá-las por pose e roupas, por exemplo. É bastante útil esta informação quando é chegada a hora de montar o álbum. Planeje o álbum durante as fotos da sessão.

Pose encostando o cotovelo no vidro. Pose que também dá um charme ao passar a mão por sobre a cabeça. Book de 15 anos em Belo Horizonte, MG. Ensaio fotográfico da debutante Luiza Bittencourt.
Pose encostando o cotovelo no vidro. Pose que também dá um charme ao passar a mão por sobre a cabeça. Book de 15 anos em Belo Horizonte, MG. Ensaio fotográfico da debutante Luiza Bittencourt.
Pose encostando as mãos sobre a parte de cima da cabeça, apoiando-se em uma parede marrom avermelhada. Foto realizada em Lavras Novas durante o ensaio de 15 anos da Luiza B.
Pose encostando as mãos sobre a parte de cima da cabeça, apoiando-se em uma parede marrom avermelhada. Foto realizada em Lavras Novas durante o ensaio de 15 anos da Luiza B.
Poses em pé e com mão apoiando em outro ponto - Ensaio fotográfico da Influencer @brendamotta_bj
Poses em pé e com mão apoiando em outro ponto – Ensaio fotográfico da Influencer @brendamotta_bj

Poses para fotos de 15 anos – O diferencial para um álbum perfeito!

O ciclo das cinco trocas – Método infalível para seu ensaio ficar excelente

Já pensou em ter seus ensaios em algo organizado e sequencial, de forma que você sempre retorne com boas fotos para casa? Pois é, é sobre isto mesmo que vamos falar agora. É este o grande segredo que você precisa saber. Muitos fotógrafos utilizam este método mas poucos falam sobre ele, imagine sempre o seguinte, faça 5 fotos em cada local, com poses variadas e bem diferentes naquele local, variando entre sentada, em pé e escorada. Tente manter este padrão, então troque de local. Desta maneira será possível você obter de forma organizada e metódica a quantidade aproximada de fotos que você precisa ter para seu book de 15 anos ter uma ótima sequência de poses.

Poses de 15 anos em pé - Mãos na cintura e short sempre podem salvar poses de início de ensaio devido ao nervosismo. Aposte neste truque.
Poses de 15 anos em pé – Mãos na cintura e short sempre podem salvar poses de início de ensaio devido ao nervosismo. Aposte neste truque.
Truque de segurar atrás do cabelo super funciona – Esta pose é interessante pois dá uma naturalidade grande e é simples de se fazer. – Ensaio fotográfico da Influencer @brendamotta_bj
Pose em book de 15 anos - Foto feita em Tiradentes-MG
Pose em book de 15 anos com a mão apoiada e em pé – Foto feita em Tiradentes-MG

Bem, espero que tenham gostado das dicas de poses. Utilizando somente as poses deste artigo você já terá uma ótima sessão de fotos. Basicamente deve-se tentar fazer poses naturais, com gestos leves e variar entre olhar para a camera e olhar para o horizonte.

Algumas poses exigem um esforço maior para execução perfeita e isto só vem com treino e tentativas. Uma direção natural de ensaios permite você capturar fotos enquanto o movimento acontece, também é uma opção ótima para ensaios mais naturais.

Eu adoro foto posada e acho super incrível como a execução durante meus ensaios tem fluído bem graças a pequenos truques que ensinei neste artigo. Espero ter te ajudado!

Até a próxima!